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terça-feira, 19 de março de 2013
segunda-feira, 18 de março de 2013
Texto do Frei Beto sobre como seria a escola dos seus sonhos. E você, como sonha a sua escola?
A Escola dos meus Sonhos
Frei Betto
Na escola dos meus sonhos, os
alunos aprendem a cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer
pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer
mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil. Trabalham em
horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no
coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao
trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais,
repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade
se articula por baixo, mergulhando em suas conexões que, à superfície, nos
asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e
alimentação.
Não há temas tabus. Todas as
situações-limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda,
falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os
alunos aprendem o texto dentro do contexto: a Matemática busca exemplos na corrupção
dos precatórios e nos leilões das privatizações; o Português, na fala dos
apresentadores de TV e nos textos de jornais; a Geografia, nos suplementos de
turismo e nos conflitos internacionais; a Física, nas corridas de Fórmula-1 e
nas pesquisas do supertelescópio Huble; a Química, na qualidade dos cosméticos
e na culinária; a História, na violência de policiais contra cidadãos, para
mostrar os
antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
Na escola dos meus sonhos, a
interdisciplinaridade permite que os professores de Biologia e de Educação
Física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a História do livro
seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade
introduz aulas de meditação e dança e associa a história da arte à história das
ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino
religioso é plural: o rabino fala do judaísmo, o pai-de-santo, do candomblé; o
padre, do catolicismo; o médium, do espiritismo; o pastor, do protestantismo; o
guru, do budismo, etc. Se for católica, há periódicos retiros espirituais e
adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus
sonhos, os professores são obrigados a fazer periódicos treinamentos e cursos
de capacitação e só são admitidos se, além da competência, comungam os
princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola
com ideologia, visão de mundo e perfil definido do que sejam democracia e
cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos.
Ela não briga com a TV, mas
leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em
seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o
produto adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada
pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores
porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado:
a proposta de vida subjacente, a visão de felicidade, a relação
animador-platéia, os tabus e preconceitos reforçados, etc. Em suma, não se
fecham os olhos à realidade, muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração
entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina
obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a
sério e, um mês por ano, setores não vitais da instituição são administrados
pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e
seus discursos analisados e comparados às suas práticas.
Não há provas baseadas no
prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho
mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro
da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do
Brasil, os alunos traziam para a classe a bibliografia pertinente e, dadas as
questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência
entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em
seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e seus
recursos. É mais importante educar do que instruir; formar pessoas que
profissionais; ensinar a mudar o mundo que ascender à elite. Dentro de uma
concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa
unidade corpo-espírito e o enfoque curricular estabelece conexões com o
noticiário da mídia.
Na escola dos meus sonhos, os
professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para se
poderem manter. Pois é a escola de uma sociedade em que educação não é
privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever obrigatório.
Frei
Betto é escritor, autor do romance "O Vencedor" (Ática), entre outros
livros.
MHP Agente Literária - Assessoria de Imprensa.
E-Mail: mhpal@uol.com.br.
Fone/Fax: 55-21-2286.9188.
MHP Agente Literária - Assessoria de Imprensa.
E-Mail: mhpal@uol.com.br.
Fone/Fax: 55-21-2286.9188.
domingo, 17 de março de 2013
Planejamento ano 04 - Mtutino e Vespertino
Escola Municipal Maria Biondi
Rua Maria
Biondi, S/Nº - Cidade Nova- Jequié/BA
PLANEJAMENTO
DIÁRIO
Responsável pelo
planejamento e execução das atividades:
Ø -
Professor Antidio Jonas Bispo
Barros
Data:
|
18 de
março de 2013
|
||
Turma:
|
Ano 04
|
Turno:
|
Matutino/Vespertino
|
Professora responsável pela
turma:
|
Antidio J. B. Barros
|
PROJETO: A ESCOLA.
OBJETIVOS:
v
Reconhecer o espaço escolar como
local que promove ações EDUCAÇÃO, que valorizam a DIVERSIDADE e possibilitam a
INCLUSÃO SOCIAL;
v
Promover a apresentação dos
estudantes e a socialização dos mesmos;
v
Transmitir informações
necessárias para o bom andamento das atividades da escola no corrente ano;
v
Envolver-se em campanha de
combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti,
transmissor da dengue.
METODOLOGIAS:
Recepção e boas vindas:
Ø
_ Antes dos alunos chegarem,
preparar a sala para acolhê-los.
Ø
_ Dar boas vindas e perguntar-lhes
como foram suas férias e quais as suas expectativas para o ano letivo que se
inicia.
Ø
Deixar que se expressem
oralmente. (relembrar
a noção de que devemos respeitar o momento de cada um dar a sua opinião ou
fazer seus comentários durante as atividades, com educação).
Rotina Diária: Leitura
Socializada.
Ø _ Entregar a um dos alunos o livro que contém a leitura
a ser feita e pedir que o mesmo a localize.
Ø
_
Ler para a turma a história do dia e em seguida promover a expressão oral, por
parte dos alunos, de suas impressões e inferências sobre a mesma. Quando a
história permitir, fazer paralelos com outras leituras e/ou situações do
dia-a-dia. Expressão oral livre.
OBS.:
Leitura do dia 18/03/2013 – segunda-feira: O
Segredo das Velhinhas.
1ª Atividade: Vamos
adivinhar onde ele está?
Ø
_
Dar início a campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue exibindo para
os alunos uma imagem com a adivinha: Qual
é o fim da picada? Resposta: Quando o mosquito vai embora. Lembrar aos
alunos que devemos estar sempre alertas contra o Aedes Aegypti e que podemos
fazer isso tentando adivinhar onde este perigoso inimigo pode estar escondido
dentro de nossas casas para poder combate-lo.
Ø _ Exibir para os alunos os vídeos “Sai fora dengue”
e “Turma da
Mônica contra a Dengue”. Nestes vídeos as crianças verão diversas
atitudes que devemos ter em nossas casas para não permitir a procriação do
Aedes bem como para saber identificar os sintomas da dengue e o que devemos
fazer para trata-la.
Ø
_
Sugerir que os alunos façam uma busca geral em suas casa tentando identificar
possíveis focos de criação do mosquito da dengue, eliminando-os.
Ø
Lembrar
as crianças que desde o ano passado (2012) a nossa escola efetua a coleta
seletiva de lixo, o qual é devidamente encaminhado a uma empresa de reciclagem
da nossa cidade e que os mesmos devem continuar trazendo de suas casas
materiais recicláveis para que sejam selecionados e reciclados, evitando assim
a poluição do meio ambiente e proporcionando a diminuição dos locais de
criadouro do Aedes Aegypti.
Ø
Mostrar
onde os baldes de coleta estão localizados no espaço da escola.
2ª Atividade: Lendo, nos informamos
e informamos a outros.
Ø _ Dar continuação a campanha de combate ao mosquito
transmissor da dengue distribuindo para os alunos folhetos explicativos
patrocinados pela Prefeitura Municipal de Jequié, através da sua Secretaria
Municipal de Saúde.
Ø
Ler
com as crianças estes folhetos e sugerir que os mesmos retransmitam tais
informações para o maior número possível de pessoas em suas residências, para
que todos possam se envolver na luta contra o Aedes Aegypti.
Ø
No
espaço do ambiente escolar, colar alguns panfletos da campanha: A escola e a Comunidade Contra a Dengue 2013.
(passar em todas as salas informando os alunos e professores).
3ª Atividade:
Ø
_
Aproveitar para reforçar noções úteis para a vida do estudante:
a)
Respeito aos mais velhos e sua sabedoria;
b)
Aprender a parar e escutar para descobrir coisas novas.
c)
Preservar os ambientes em que vivemos, estudamos, brincamos e
trabalhamos.
Ø
_
Incentivar que as crianças exemplifiquem como podemos por em prática tais
noções dentro da escola e junto às nossas famílias.
4ª Atividade: Avisos Gerais.
Ø
- Informar aos alunos que os livros
didáticos serão entregues na próxima semana: dias 25, 26 e 27 de março,
lembrando-lhes dos cuidados necessários que devem ter com os mesmos;
Ø
-
Passar para as crianças os informativos acerca das páginas de nossa escola na
internet, onde elas e seus pais poderão obter informações variadas sobre as
ações da escola.
.
e-mail: escolamariabiondi@gmail.com
Ø
-
Informar às crianças que no próximo sábado 23/03/2013 a nossa escola estará
realizando uma palestra com toda a comunidade sobre a prevenção da dengue.
Encerramento:
Ø - Promover o “Momento
da Cantoria” com execução de diversas músicas da coleção Canta Lelê.
Ø
_
Agradecer a participação do grupo, relembrando a data do próximo encontro 29/03/2012,
terça-feira.
Ø
_
Saber se algum aluno tem interesse em fazer a leitura da próxima “história do dia”. Caso alguém se
interesse, anotar seu nome no espaço de observações/anotações deste plano.
Material utilizado:
- Livros:
- . Coleção Nana Nenê – Uma história para cada dia: Março. Autora: Sonia Robatto. Editora Globo;
- CD de
áudio “A arca de Noé”;
-
Gravuras para leitura visual ( “Adivinha
sobre a dengue” ).
_
Vídeos: “Sai
fora dengue” e “Turma da Mônica contra a Dengue”.
-
Notebook e aparelho de som;
- Projetor;
-
Pincéis para quadro branco (vermelho, preto e verde). Quando branco;
-
Máquina fotográfica.
Anotações e observações:
- Fazer
fotos dos momentos de leitura e outras atividades desenvolvidas durante todo o
processo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Início do Ano Letivo
É pessoal, no ano passado (2012), como pode ser visto na imagem acima, realizamos muitas e produtivas ações educativas na nossa Escola Municipal Maria Biondi. Agora, depois do merecido descanso (se bem que prolongado contra a nossa vontade) está na hora de começar tudo novamente, e fazer melhor! Para isso, todos nós da equipe contamos com a sua participação. Educar é um trabalho árduo, que deve ser feito em parceria. Por isso, precisamos da sua colaboração: Seja você professor(a), diretora, estudante, papai ou mamãe, vovô ou vovó, pessoal de apoio, enfim, TODOS. lembre-se: devemos estar TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO. Só assim teremos uma comunidade, um Município, um Estado, uma Nação e um Mundo melhor para nós e nossos descendentes.
Contamos com a sua participação. Venha para a escola você também!!!!!!
Um forte abraço, em nome de toda a família da ESCOLA MUNICIPAL MARIA BIONDI, do professor Antidio Jonas Bispo Barros .
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