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segunda-feira, 18 de março de 2013

Texto do Frei Beto sobre como seria a escola dos seus sonhos. E você, como sonha a sua escola?












A Escola dos meus Sonhos

Frei Betto

Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil. Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação.
Não há temas tabus. Todas as situações-limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto: a Matemática busca exemplos na corrupção dos precatórios e nos leilões das privatizações; o Português, na fala dos apresentadores de TV e nos textos de jornais; a Geografia, nos suplementos de turismo e nos conflitos internacionais; a Física, nas corridas de Fórmula-1 e nas pesquisas do supertelescópio Huble; a Química, na qualidade dos cosméticos e na culinária; a História, na violência de policiais contra cidadãos, para mostrar os
antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
Na escola dos meus sonhos, a interdisciplinaridade permite que os professores de Biologia e de Educação Física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a História do livro seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade introduz aulas de meditação e dança e associa a história da arte à história das ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino religioso é plural: o rabino fala do judaísmo, o pai-de-santo, do candomblé; o padre, do catolicismo; o médium, do espiritismo; o pastor, do protestantismo; o guru, do budismo, etc. Se for católica, há periódicos retiros espirituais e adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus sonhos, os professores são obrigados a fazer periódicos treinamentos e cursos de capacitação e só são admitidos se, além da competência, comungam os princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola com ideologia, visão de mundo e perfil definido do que sejam democracia e cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos.
Ela não briga com a TV, mas leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente, a visão de felicidade, a relação animador-platéia, os tabus e preconceitos reforçados, etc. Em suma, não se fecham os olhos à realidade, muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério e, um mês por ano, setores não vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas práticas.
Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para a classe a bibliografia pertinente e, dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e seus recursos. É mais importante educar do que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia.
Na escola dos meus sonhos, os professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para se poderem manter. Pois é a escola de uma sociedade em que educação não é privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever obrigatório.

Frei Betto é escritor, autor do romance "O Vencedor" (Ática), entre outros livros.

MHP Agente Literária - Assessoria de Imprensa.
E-Mail: mhpal@uol.com.br.
Fone/Fax: 55-21-2286.9188.

domingo, 17 de março de 2013

Planejamento ano 04 - Mtutino e Vespertino




Escola Municipal Maria Biondi        


                 Rua Maria Biondi, S/Nº - Cidade Nova- Jequié/BA

               

PLANEJAMENTO DIÁRIO


Responsável pelo planejamento e execução das atividades:
Ø  - Professor Antidio Jonas Bispo Barros
                                                                          
Data:
18 de março de 2013
Turma:
Ano 04
Turno:
Matutino/Vespertino
Professora responsável pela turma:
Antidio J. B. Barros

PROJETO:            A ESCOLA.

OBJETIVOS:



v  Reconhecer o espaço escolar como local que promove ações EDUCAÇÃO, que valorizam a DIVERSIDADE e possibilitam a INCLUSÃO SOCIAL;
v  Promover a apresentação dos estudantes e a socialização dos mesmos;
v  Transmitir informações necessárias para o bom andamento das atividades da escola no corrente ano;
v  Envolver-se em campanha de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.



METODOLOGIAS:
Recepção e boas vindas:
Ø  _ Antes dos alunos chegarem, preparar a sala para acolhê-los.
Ø  _ Dar boas vindas e perguntar-lhes como foram suas férias e quais as suas expectativas para o ano letivo que se inicia.
Ø  Deixar que se expressem oralmente. (relembrar a noção de que devemos respeitar o momento de cada um dar a sua opinião ou fazer seus comentários durante as atividades, com educação).

Rotina Diária: Leitura Socializada.
Ø  _ Entregar a um dos alunos o livro que contém a leitura a ser feita e pedir que o mesmo a localize.
Ø  _ Ler para a turma a história do dia e em seguida promover a expressão oral, por parte dos alunos, de suas impressões e inferências sobre a mesma. Quando a história permitir, fazer paralelos com outras leituras e/ou situações do dia-a-dia. Expressão oral livre.
OBS.: Leitura do dia 18/03/2013 – segunda-feira: O Segredo das Velhinhas.

1ª Atividade: Vamos adivinhar onde ele está?
Ø  _ Dar início a campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue exibindo para os alunos uma imagem com a adivinha: Qual é o fim da picada? Resposta: Quando o mosquito vai embora. Lembrar aos alunos que devemos estar sempre alertas contra o Aedes Aegypti e que podemos fazer isso tentando adivinhar onde este perigoso inimigo pode estar escondido dentro de nossas casas para poder combate-lo.

Ø  _ Exibir para os alunos os vídeos Sai fora dengue” e “Turma da Mônica contra a Dengue”. Nestes vídeos as crianças verão diversas atitudes que devemos ter em nossas casas para não permitir a procriação do Aedes bem como para saber identificar os sintomas da dengue e o que devemos fazer para trata-la.
Ø  _ Sugerir que os alunos façam uma busca geral em suas casa tentando identificar possíveis focos de criação do mosquito da dengue, eliminando-os.
Ø  Lembrar as crianças que desde o ano passado (2012) a nossa escola efetua a coleta seletiva de lixo, o qual é devidamente encaminhado a uma empresa de reciclagem da nossa cidade e que os mesmos devem continuar trazendo de suas casas materiais recicláveis para que sejam selecionados e reciclados, evitando assim a poluição do meio ambiente e proporcionando a diminuição dos locais de criadouro do Aedes Aegypti.
Ø  Mostrar onde os baldes de coleta estão localizados no espaço da escola.

2ª Atividade: Lendo, nos informamos e informamos a outros.
Ø  _ Dar continuação a campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue distribuindo para os alunos folhetos explicativos patrocinados pela Prefeitura Municipal de Jequié, através da sua Secretaria Municipal de Saúde.
Ø  Ler com as crianças estes folhetos e sugerir que os mesmos retransmitam tais informações para o maior número possível de pessoas em suas residências, para que todos possam se envolver na luta contra o Aedes Aegypti.
Ø  No espaço do ambiente escolar, colar alguns panfletos da campanha: A escola e a Comunidade Contra a Dengue 2013. (passar em todas as salas informando os alunos e professores).

 3ª Atividade:
Ø  _ Aproveitar para reforçar noções úteis para a vida do estudante:
a)      Respeito aos mais velhos e sua sabedoria;
b)      Aprender a parar e escutar para descobrir coisas novas.
c)      Preservar os ambientes em que vivemos, estudamos, brincamos e trabalhamos.
Ø  _ Incentivar que as crianças exemplifiquem como podemos por em prática tais noções dentro da escola e junto às nossas famílias.

4ª Atividade: Avisos Gerais.
Ø  - Informar aos alunos que os livros didáticos serão entregues na próxima semana: dias 25, 26 e 27 de março, lembrando-lhes dos cuidados necessários que devem ter com os mesmos;
Ø  - Passar para as crianças os informativos acerca das páginas de nossa escola na internet, onde elas e seus pais poderão obter informações variadas sobre as ações da escola.
Ø  - Informar às crianças que no próximo sábado 23/03/2013 a nossa escola estará realizando uma palestra com toda a comunidade sobre a prevenção da dengue.




Encerramento:

Ø  - Promover o “Momento da Cantoria” com execução de diversas músicas da coleção Canta Lelê.
Ø  _ Agradecer a participação do grupo, relembrando a data do próximo encontro 29/03/2012, terça-feira.
Ø  _ Saber se algum aluno tem interesse em fazer a leitura da próxima “história do dia”. Caso alguém se interesse, anotar seu nome no espaço de observações/anotações deste plano.
                     
Material utilizado:
 - Livros:
  • . Coleção Nana Nenê – Uma história para cada dia: Março. Autora: Sonia Robatto. Editora Globo;
- CD de áudio “A arca de Noé”;
- Gravuras para leitura visual ( “Adivinha sobre a dengue” ).
_ Vídeos: Sai fora dengue” e “Turma da Mônica contra a Dengue”.
- Notebook e aparelho de som;
- Projetor;
- Pincéis para quadro branco (vermelho, preto e verde). Quando branco;
- Máquina fotográfica.

Anotações e observações:
- Fazer fotos dos momentos de leitura e outras atividades desenvolvidas durante todo o processo.
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Início do Ano Letivo

É pessoal, no ano passado (2012), como pode ser visto na imagem acima, realizamos muitas e produtivas ações educativas na nossa Escola Municipal Maria Biondi. Agora, depois do merecido descanso (se bem que prolongado contra a nossa vontade) está na hora de começar tudo novamente, e fazer melhor! Para isso, todos nós da equipe contamos com a sua participação. Educar é um trabalho árduo, que deve ser feito em parceria. Por isso, precisamos da sua colaboração: Seja você professor(a), diretora, estudante, papai ou mamãe, vovô ou vovó, pessoal de apoio, enfim, TODOS. lembre-se: devemos estar TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO. Só assim teremos uma comunidade, um Município, um Estado, uma Nação e um Mundo melhor para nós e nossos descendentes. 
 
Contamos com a sua participação. Venha para a escola você também!!!!!!
 
Um forte abraço, em nome de toda a família da ESCOLA MUNICIPAL MARIA BIONDI, do professor Antidio Jonas Bispo Barros .