PESQUISE NO BLOG:

terça-feira, 7 de abril de 2015

A PASCOA NA NOSSA ESCOLA E NAS NOSSAS VIDAS

A PÁSCOA EM NOSSA ESCOLA E NAS NOSSAS VIDAS
                    
           Nestes três dias letivos desta semana estamos trabalhando o tema Páscoa na Escola Municipal Maria Biondi. Mas, como professor,  sempre tive minhas dúvidas de como abordar tal assunto com minhas crianças. Qual a melhor opção? A escola não precisa ensinar ao aluno como celebrar a Páscoa. Isto é tarefa para os pais e religiosos (Padres, Pastores, Rabinos e afins). Nem tão pouco deve se prender à simples catalogação e exposição de uma série de símbolos pascais deste ou daquele credo.
            Minha Páscoa, para mim, e que proponho às minhas crianças, é Páscoa que se vive a cada dia, um pouco profana, mas puramente humana e simples. Capaz de promover a Re-União das pessoas em torno de uma mesa para abençoar e agradecer pelos alimentos. Uma celebração que nos permita refletir como estamos vivendo e desejar aos nossos semelhantes (e também a quem não é tão igual a nós) coisas boas e alegres, gostosas como o mais delicioso ovo de chocolate. Uma festa que nos leve a repartir, mesmo entre aqueles que se preparam para nos fazer o mal, os dons e coisas boas de que dispomos. Minha Páscoa, desejo, que seja a Páscoa do Perdão, porque este ato sublime de compaixão não é bom apenas para quem recebe, mas principalmente para quem dá. Em comum com todas as páscoas, a minha é aquela que celebra a VIDA NOVA, a segunda chance que, por amor, sempre recebemos.
            Celebremos, pois, nestes dias e em todos os outros de nossas vidas, nossa capacidade de ver no outro, alguém que deve ser amado acima de qualquer coisa. AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. Este é o sublime mandamento tão sabiamente proferido por Aquele, que de tanto nos amar, sacrificou sua vida para salvar pessoas como eu e você, que nem sempre sabemos reconhecer e agradecer por tão grande prova de COMPAIXÃO.

Feliz Páscoa para todos!!!
Professor Antidio Jonas Bispo Barros