PESQUISE NO BLOG:

domingo, 29 de março de 2015

1ª SEMANA DE AULA DAS TURMAS DO ANO 04 EM 2015

Nossa primeira semana foi um momento de interação, revisão de conteúdos do ano anterior e também de produção de novos conhecimentos. Pude fazer uma breve avaliação de cada criança, observando os comportamentos e desempenho de cada um durante as atividades propostas. Entre outros assuntos, trabalhamos a importância dos valores fundamentais para uma boa convivência, noções básicas de linguagem e fundamentos matemáticos, a história de cada um e dos lugares onde vivemos, além de noções iniciais das Ciências naturais, como as relações entre o ser humano e a natureza, saúde física e mental, entre outros. Tudo de forma interdisciplinar, lúdica e dinâmica, com a participação constante das crianças. Acredito no potencial dessa galerinha e faremos o possível para crescer a cada novo dia. Estamos apenas começando. Que Deus nos abençoe nesta caminhada.

Campanha: Prefeita, quando o nosso ar vai funcionar???

            Gostaria de cobrar da Prefeitura Municipal de Jequié, o compromisso assumido publicamente pela Prefeita Tânia, durante a Jornada Pedagógica deste ano, de que a adequação da rede elétrica de nossa escola seria feita o mais rápido possível para que pudéssemos utilizar o sistema de climatização que implantamos nas salas de aula. Até o presente momento nada foi feito.
            Vale salientar que o sistema de climatização foi adquirido com recursos próprios da escola (Verba Federal do PDDE), portanto, sem nenhuma colaboração da Prefeitura Municipal de Jequié. Relembro ainda que as condições atuais de nossas salas, com alunos excedentes e forradas com PVC, são um risco para a saúde das crianças e dos professores, pois a temperatura no interior das mesmas (que atinge quase 50°C como já verifiquei)  é insuportável, o que dificulta a concentração e o conseqüente aprendizado dos alunos. Já tivemos diversas situações de alunos e professores que se sentiram mal por conta do calor insuportável. Nossas salas possuem ventiladores de teto que se encontram queimados (em sua maioria) há mais de 2 anos (alguns até mesmo já chegaram a desabar – sorte que fora do horário de aulas). Solicitamos o reparo dos mesmos, através de ofícios, por diversas vezes e não fomos atendidos. Durante o ano passado, para conseguir trabalhar com a turma do ano 04, tive que me dirigir a uma loja de eletrodomésticos da cidade, e dispor de R$ 258,00 do meu salário para adquirir um ventilador que ficou à disposição das crianças, para tentar amenizar o sofrimento das mesmas.
            Gostaria também de conclamar os pais e a comunidade escolar como um todo para também cobrarem o compromisso de nossa gestora, a prefeita, para a rápida solução desse problema, uma vez que é o aprendizado e a saúde de seus filhos que está em jogo. Exijam dos representantes políticos (vereadores) que vocês elegeram que também auxiliem na nossa reivindicação.
            Só para que a prefeita e seu secretário municipal de educação, João Magno, não se esqueçam, gostaria de lembrá-los do tema que foi escolhido na Jornada Pedagógica deste ano: “Formação, Valorização Profissional e Planejamento: Bases para uma educação de qualidade”. Nossa escola está comprometida com a busca da qualidade da educação que disponibilizamos para nossos educandos, prova incontestável disso é que sempre apresentamos os melhores índices de avaliação do IDEB em nosso município. Os professores e outros membros da equipe estão sempre participando de cursos e se atualizando, investindo, às vezes do próprio bolso, em formação profissional. Está na hora do poder público, representado pela prefeita e seu secretário, demonstrarem que possuem o mínimo de planejamento e vontade de valorizar aqueles que de fato fazem a educação de qualidade uma realidade em nossa cidade. Ajudem nossa escola, cumprindo o vosso dever, para que possamos ajudar nossas crianças a se tornarem pessoas cada vez melhores. Só assim, cuidando com responsabilidade da Educação, é que faremos de Jequié uma verdadeira CIDADE DO PROGRESSO.
            Sempre disse e reafirmo, o desenvolvimento de uma cidade, de uma nação, trilha, sem se desviar, os caminhos da Educação de seu povo.
            Aguardo resposta. Atenciosamente.
            Professor Antidio Jonas Bispo Barros.




 

Vídeo: CRIANÇAS UNIDAS CONTRA A DENGUE