PESQUISE NO BLOG:

terça-feira, 26 de março de 2013

A PÁSCOA EM NOSSA ESCOLA E NAS NOSSAS VIDAS:

           Neste três dias letivos desta semana estamos trabalhando o tema Páscoa. Mas como professor, sempre tive minhas dúvidas de como abordar tal assunto com minhas crianças. Qual a melhor opção? Enfatizar o cárater religioso desta celebração comum a cristãos e judeus, com todas as suas simbologias ou focar (como fazem muitas escolas) no aspecto cultural mais arraigado na mente da maioria de nossos alunos que é a figura do Coelho da Páscoa e de todos os deliciosos ovos de chocolate que ele distribui? Homem de meios-termos que sou, acho mais conviniente lembrar os sentidos antropológicos da nossa atitude de reviver uma bela história de amor incondicional, que ocorreu há mais de dois mil anos. A escola não precisa ensinar ao aluno como celebrar a Páscoa. Isto é tarefa para os religiosos (Padres, Pastores, Rabinos e afins). Nem tão pouco deve se prender à simples catalogação e exposição de uma série de símbolos pascais deste ou daquele credo.
            Minha Páscoa, para mim e que proponho às minhas crianças, é Páscoa que se vive a cada dia, um pouco profana, mas puramente humana e simples. Capaz de promover  Re-União das pessoas em torno de uma mesa para abençoar e agradecer pelos alimnentos. Que nos permita refletir como estamos vivendo e desejar aos nossos semelhantes (e também a quem não é tão igual a nós) coisas boas e alegres, gostosas como o mais delicioso ovo de chocolate. Que nos leve a repartir, mesmo entre aqueles que se preparam para nos fazer o mal, os dons e coisas boas de que dispomos. Minha Páscoa, desejo, que seja a Páscoa do Perdão, porque este ato sublime de compaixão não é bom apenas para quem recebe, mas principalmente para quem dá. Em comum com todas as páscoas, a minha é aquela que celebra a VIDA NOVA, a segunda chance que por amor sempre recebemos.
            Celebremos, pois, nestes dias e em todos os outros de nossas vidas, nossa capacidade de ver no outro, alguém que deve ser amado acima de qualquer coisa. AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. Este é o sublime mandamento tão sabiamente proferido por Aquele, que de tanto nos amar, sacrificou sua vida para salvar pessoas como eu e você, que nem sempre sabemos reconhecer tão grande prova de COMPAIXÃO.

Feliz Pácoa para todos!!!

Professor Antidio Jonas Bispo Barros 

Um comentário:

  1. Exibi este vídeo hoje para as minhas turma do 4º ano do Ensino Fundamental I. Como é bom ver crianças falando para crianças, dessa forma elas compreendem muito mais facilmente a mensagem. Nos professores, às vezes, falamos com nossas crianças como se fossem adultos e isto não é bom. Criança tem que ser criança.

    ResponderExcluir